Powered By Blogger

Quem Somos

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de maio de 2015

O fim da lei (Torah) é o Messias.

O messias deu o término à lei (Torah) ou ele é o objetivo dela?

Em Romanos 10:4 encontramos escrito na maioria das versões bíblica que "o fim da lei é C r i s t o para justiça de todo aquele que crê". Entretanto o vocábulo grego "telos", presente na palavra "teologia" em português, geralmente significa "objetivo, propósito, meta", e não "término ou fim".
O messias não trouxe o fim da lei (Torah), muito pelo contrário, pois o objetivo da lei (Torah) é estabelecer o Messias, que oferece justiça a todos que depositam confiança nele.
Este é o ponto estabelecido por  Paulo em Romanos 9:30 - 10:13. Por este motivo a palavra grega "de", no início de Romanos 10:6, é vertida por 'além disso", em lugar da conjunção adversativa "mas", pois esta poderia implicar a existência de duas vias para a justiça - mediante as obras (obedecer à lei (Torah) à parte da fé, v.5) e mediante a fé (v. 6-10). Contudo, o ponto de vista de Paulo nesta passagem, e em todo o livro de Romanos, é que nunca houve para judeus e gentios mais de um caminho para a justiça, ou seja, confiar em Deus; portanto, a lei (Torah) está estabelecida na confiança em Deus e, do princípio ao fim requer-se de fé.
Tiago 2:8-24, vide contexto
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
 A fé nunca foi sinônima de uma simples "crença", isto é, de apenas acreditarmos em Jesus ou em Deus, o Pai, por isso está escrito:
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Tiago 2:19.
O fator que nos redime perante o Criador é obedecer e colocar em prática os seus mandamentos estabelecidos na lei (Torah) como testemunho de nossa fé, pois desta forma nossas obras procederão em conformidade com a vontade do Eterno.
As Escrituras são enfáticas ao afirmarem que os transgressores da lei (Torah) NÃO serão salvos se não abandonarem suas práticas contrárias a Lei do Senhor - ver Gálatas 5:19-21. Quem transgride a lei (Torah) está debaixo dela, conforme o inicio do capitulo.
Satanás e seus seguidores praticam obras contrárias a Lei do Senhor, ver Ezequiel 28: 14,15, João 8:44, Êxodo 20:16, I João 3:8, Romanos 7:7
Se Abraão tivesse ouvido a determinação de Deus e simplesmente se justificasse dizendo que cria em Deus  mas não colocasse em prática a Determinação do Eterno de nada valeria sua crença.
O resumo do livro de Eclesiastes é " De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Ec. 12:13".
A comprovação da veracidade destas palavras são encontradas em Apocalipse 14: 12 que diz: "Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus."
A fé em Jesus é fazer exatamente o que ele fazia, tendo as mesmas obras, e isso ele mesmo confirmou no Evangelho escrito por João, capitulo 14, versículos 12, 15, 21 e 24
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. ... Se me amais, guardai os meus mandamentos. ... Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
Os mandamentos ensinados por Jesus estão fundamentados na lei (Torah), isto é, quando Jesus disse "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento (Marcos 12:30 / Mateus 22:37 / Lucas 10:27) ele estava completamente baseado na lei (Torah), em Deuteronômio 6:5 e 11:1.
Quando Jesus disse "E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Mateus 29:39 / Mateus 19:19 / Marcos 12:31 / Lucas 10:27) referido pelos apóstolos em Romanos 13:9 / Gálatas 5:14 e Tiago 2:8, todos eles estavam baseados na lei (Torah), ou seja, em Levítico 19:18 que diz "Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. “Eu sou o Senhor”.
A fé só tem valor se ela é fruto de uma ação correspondente com a vontade divina expressa na Lei do Senhor, ou seja, a verdadeira doutrina a ser acatada pelo homem é a lei (Torah), por isso lemos:

Deuteronômio 32:1-4

INCLINAI os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva. Porque apregoarei o nome do Senhor; engrandecei a nosso Deus. Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
Provérbios 4:2 - Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei.
Romanos 7:16 - E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
I Timóteo 1:8 - Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;

E quando é que utilizamos a Lei legitimamente?

Salmos 1:1-2 = BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Sal 119:1 - BEM-AVENTURADOS os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor.
Sal 119:174 - Tenho desejado a tua salvação, ó Senhor; a tua lei é todo o meu prazer.
Ato 21:20 - E, ouvindo-o eles (Tiago e anciãos), glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem (em Jesus), e todos são zeladores da lei.
Ato 24:14 - Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.
E dentro deste contexto extraímos o perfeito entendimento das palavras escritas em Tiago 2:8-24 e contexto, que diz:
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
Bem vê que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
 Da mesma forma que temos a lei do "olho por olho" representando a justiça, também temos na lei (Torah) o mandamento para não nos vingarmos do próximo.
Levítico 19:18 - Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Esta é à base do ensino de Jesus escrito no evangelho das boas novas de Mateus 5: 38-42 uma vez que o entendimento do povo estava deturpado quanto à verdade da Lei segundo lemos no versículo 43, pois Deus nunca determinou que odiássemos ninguém, nem mesmo outros povos - Êxodo 12:49 / Levitico 19:33.