Foi instituído pelo
imperador romano Constantino em 7 de março de 321 d.C, como Dia do Sol ( Sunday
), dia pagão que já era observado a longo tempo no 1º dia da semana, a Igreja
Católica aderiu em 364 d.C, através do Concílio de Laodicéia, já como
Domingo (dia do Senhor) abolindo o Sábado, que eles alegaram ser somente dos
judeus.
Na Enciclopédia
Britânica podemos ler claramente:
“O mais antigo
reconhecimento da observância do domingo como uma obrigação legal é uma
constituição de Constantino, de 321 d.C., decretando que todas as cortes de
justiça, habitantes de cidades e oficinas repousassem no (venerabili die
Solis), exceção feita apenas àqueles que estivesses ocupados em trabalho de
agricultura”. -Enciclopédia Britânica (11ª Edição.) Artigo -
“Domingo".
“Constantino o Grande
fez uma lei para todo o império, (321 d.C.), instituindo que o Domingo fosse
observado como dia de repouso em todas as cidades e vilas; mas permitindo que
os camponeses prosseguissem em seus trabalhos”. - Enciclopédia Americana,
artigo Sábado.
“A idéia de transpor
a solenidade do Sábado para o Domingo, é uma idéia estranha ao cristianismo
primitivo. O Domingo foi justaposto ao Sábado”.“Foi um ecletismo político de
Constantino que queria agradar tanto a cristãos como a pagãos adoradores
do sol”. A Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Vol. IX pág. 232
item Domingo.
Pagãos
Cristãos
Constantino promoveu a união do paganismo com o cristianismo.
Veja abaixo os dois símbolos juntos:
No Concílio de
Laodicéia de forma oficial e sem nenhuma intervenção divina, o Poder Papal
mudou o dia de guarda, o Sábado para o Domingo: “Os cristãos não devem
judaizar, ou estar ociosos no Sábado, mas trabalharão nesse dia; o Dia do
Senhor (Domingo), entretanto, o honrarão especialmente; e como Cristãos não
devem se possível fazer qualquer trabalho nele. Se, porém, forem achados judaizando,
serão separados de Cristo”.(Cânon 29, do Concílio de Laodicéia, em 364 d.C.).
E O 4º MANDAMENTO
MUDADO PARA O DOMINGO?
O frei Mauro responde
em seu livro na pág. 65
“A Bíblia fala em
guardar o Sábado como o dia do Senhor; a Igreja manda observar o Domingo. O
importante é a observância do dia do Senhor”.
O frei diz mais: “A
palavra Domingo’’ como designativo do dia do Senhor (dies domini) foi
usada na Igreja pela primeira vez por são Justino”. “Bíblia: Perguntas que
o povo faz”. Pág. 65
Cardeal Gibbon’s em
“A Fé de Nossos Pais, 1892, pág. 89”.
“Podereis ler a
Bíblia de Gênesis ao Apocalipse, e não encontrareis uma única linha que
autorize a santificação do Domingo. As Escrituras ordenam a observância
religiosa do Sábado”.
CATECISMO DA CONVERSÃO:
Perguntas e respostas
Peter Giereaman, 1948, página 50:
Qual é o dia do
Sábado?
R: É o dia de Sábado.
Porque observamos o
Domingo e não o Sábado?
R: Porque a Igreja
Católica transferiu a solenidade de Sábado para Domingo.
Enciclopédia
Católica, Volume 4, página 153:
A Igreja depois de
trocar o dia de descanso do Sábado dos Judeus, ou o sétimo dia da semana, para
o primeiro dia, fez o terceiro mandamento e se refere ao Domingo que seja
sagrado como o Dia do Senhor.
Karl Keating um dos
mais famosos autores Católicos escreveu sobre fundamentalismo e Protestantismo
no livro -------- CATOLICISMO e FUNDAMENTALISMO, 1988, página 38; Veja abaixo:
...os
fundamentalistas se reúnem para adorar no Domingo. No entanto ainda não existe
evidências na Bíblia que a adoração conjunta deveria ser aos Domingos.
O Sábado judeu, dia de descanso, era, naturalmente no Sábado. Foi a Igreja
Católica que decidiu que o Domingo deveria ser o dia de adoração para os
cristãos, em honra da ressurreição.
CATECISMO CONTROVERSO
pág. 60, que responde as controvérsias de diversos temas:
P: Quando os
protestantes profanam o trabalho no Sábado, ou no sétimo dia da semana, eles
estão seguindo as escrituras como única regra de fé?
R: Pelo contrário,
eles têm apenas a autoridade da tradição para está prática. Ao profanar o
Sábado, eles violam um dos mandamentos de Deus, que em seus princípios nunca
foi revogado: “Lembra-te do dia de Sábado para o santificar”.
Documento católico
chamado “CANONE E TRADIÇÃO, pág. 263” relata o seguinte:
“A autoridade da
Igreja não poderia estar presa à autoridade das Escrituras, porque a Igreja
havia mudado o Sábado para o Domingo, não por comando de Cristo, mas por sua
própia autoridade”.
Versículos para
reflexão:
(Mateus 15: 8, 9) “Este
povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me
adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”.
(Atos 5: 29) “
Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que
aos homens.”
Veja quem admite o
Domingo no cristianismo: Igreja Católica(que o criou), Igrejas
Evangélicas e Espíritas; o Ecumenismo ou união já é uma realidade entre
todas as religiões, até não cristães, através do papa João Paulo II o
ecumenismo se tornou realidade; e breve virá a Lei Dominical que será
Símbolo e Sinal da união de todas as religiões para a “paz mundial”.
Veja dois trechos
da carta do Papa “Dies Domini” de 31 de maio de 1998 que comprovam
a futura observância do Domingo:
"27... De facto,
uma perspicaz intuição pastoral sugeriu à Igreja de cristianizar, aplicando-a
ao domingo, a conotação de dia do sol, expressão esta com que os romanos
denominavam este dia e que ainda aparece em algumas línguas contemporâneas,
(29) subtraindo os fiéis às seduções de cultos que divinizavam o sol e
orientando a celebração deste dia para Cristo...".
67. Por isso, é
natural que os cristãos se esforcem para que, também nas circunstâncias
específicas do nosso tempo, a legislação civil tenha em conta o seu dever
de santificar o domingo. (Dies
Domini, João Paulo II, 31 de maio de 1998 - Carta Apostólica).
CONCLUSÃO
Domingo é um dia
pagão dedicado ao falso deus sol, cristianizado pela Igreja
Católica e aceito por suas filhas, as Igrejas Protestantes.