Algumas
questões sobre a carta aos Gálatas
Nesse artigo quero deixar claro que ainda à muito o que
explorar nessa carta de Paulo aos Gálatas. Não estamos esgotando todo o assunto,
mas quero trazer um pouco do texto no seu contexto geral das Escrituras e
histórico. Penso que jamais Paulo iria contra a Lei (Torá).
Às vezes se faz confusão a respeito do livro de Gálatas,
achando que Paulo está falando o tempo todo contra a Lei do Senhor (Torah), mas
precisamos compreender a mente de Paulo, ele pensava de forma hebraica, ele não
era um louco desvairado que uma hora fala bem da Lei (Torah) " a Lei é boa
o mandamento justo santo e bom"(Rm 7.12) e depois fala que a Lei é má.Ele
mesmo era zeloso cumpridor da Lei (Torah).Em um episódio de Atos quando Paulo
chega a Jerusalém , ele é informado que muitos judeus creram e são ZELOSOS DA
LEI, e que gentios haviam crido e a estes foram dadas as recomendações do Concílio
de Jerusalém(At15),as recomendações iniciais, e posteriormente eles começariam
a conhecer mais Lei(Torah).Mas Alguns acusavam Paulo de pregar contra a Lei, contra
Moisés, e de dizer para que os filhos não fossem circuncidados.E para que esse
boato fosse desmentido, Paulo então participa do voto com 4 homens , fazendo tudo
conforme Lei(Torah), mostrando que ele mesmo cumpre a Lei.
At 21.19-26 - E, tendo-os saudado, contou minuciosamente
o que o Eterno fizera entre os gentios por seu ministério. 20 Ouvindo-o, deram
eles glória ao Eterno e lhe disseram: Bem vês, irmão, quantas dezenas de milhares
há entre os judeus que creram, e todos são zelosos da lei(Torah)
; 21 e foram informados a teu respeito que ensinas todos
os judeus entre os gentios a apostatarem de Moisés, dizendo-lhes que não devem
circuncidar os filhos, nem andar segundo os costumes da lei. 22 Que se há de fazer, pois? Certamente saberão da tua chegada. 23
Faze, portanto, o que te vamos dizer: estão entre nós quatro homens que,
voluntariamente, aceitaram voto; 24 toma-os, purifica-te com eles e faze a despesa
necessária para que raspem a cabeça; e saberão todos que não é verdade o que se
diz a teu respeito; e que, pelo contrário, andas também, tu mesmo, guardando a
lei(Torah). 25 Quanto aos gentios que creram, já lhes transmitimos decisões para que se
abstenham das coisas sacrificadas a ídolos, do sangue, da carne de animais
sufocados e das relações sexuais ilícitas. 26 Então, Paulo, tomando aqueles homens,
no dia seguinte, tendo-se purificado com eles, entrou no templo, acertando o
cumprimento dos dias da purificação, até que se fizesse a oferta em favor de
cada um deles. Mas enfim, gostaria de colocar a situação quando Paulo repreende
Pedro em Gl 2.12-14.A maioria que se opõe a Lei, acha que Paulo está repreendendo Pedro
por ser como gentio comendo comida que não está de acordo com as leis
alimentícias de Lv 11, e que Pedro está obrigando os gentios a cumprirem a Lei (torah)
como se isso fosse algo inaceitável já que ele mesmo não cumpre a Lei comendo comida
que não está na Lei. Mas creio que não é bem isso. Primeiramente precisamos
entender que na carta de Gálatas , Paulo(observação: Paulo era o nome Romano e
Shaul o nome Hebraico, e era comum naquela época ter dois nomes, Saulo não teve
o nome mudado pelo Senhor para Paulo) , enfim, Paulo trata nesta carta de um
grupo chamado os da circuncisão, era um grupo legalista, que praticava as
"obras da lei".O que são "obras da lei"? Em hebraico é
"maassei há Torah" e em grego é " ergon nomos", e são leis
rabínicas, observâncias legalistas, leis
criadas por rabinos que acabaram por ter o mesmo status da Lei do Eterno(assim
determinado pelos homens e não pelo Eterno). As mitsvot d’rabanan(leis
rabínicas ou leis orais) eram leis geralmente baseadas em interpretações dos
tribunais ,costumes e também em exemplos de vida ou hábitos de grandes rabinos,
este exemplos também são chamados de “ ma’assei há torá” ou “obras da Lei.
Na questão das mitsvot d’rabanan ou obras da lei, quero
aqui fazer uma citação muito interessante de um artigo do arqueólogo Jorge
Fabbro36 sobre manuscritos achados nas cavernas de Qunran no Mar Morto .
c 21.24 Nm 6.13-20
d 21.25 At 15.29
36 Jorge Fabbro é arqueólogo e presidente da Associação
de Amparo à Criança e ao Adolescente (Educriança) 3
Entre 1947 e 1956, centenas de manuscritos antigos –
incluindo cópias de quase todos os livros do Antigo Testamento – foram descobertos,dentro
de grandes vasos de barro, escondidos em 11 cavernas, nas montanhas do lado
oeste do Mar Morto. Ao analisar sua escrita e submetê-los a testes
radiométricos, os arqueólogos ficaram pasmos ao constatar que esses documentos
tinham cerca de 2 mil anos de idade! Alguns haviam sido escritos nos dias de
Jesus e outros até dois séculos antes!
Quem teria escrito os famosos Manuscritos do Mar Morto?
Por que teriam sido escondidos nas cavernas do remoto e inóspito Deserto da
Judéia? Que segredos eles escondem? Essas perguntas continuam sendo debatidas
até hoje por arqueólogos, historiadores, filólogos e teólogos. Mas algumas
respostas surpreendentes já foram encontradas.
Uma dessas surpresas ocorre num manuscrito conhecido como
MMT (abreviatura da expressão hebraica Miqsat Ma-ase ha-Torah = importantes
obras da lei). Esse é o único escrito, fora da Bíblia, que usa a expressão
“obras da lei”. Antes de sua descoberta, essa expressão só aparecia nos
escritos do Apóstolo Paulo, onde severas críticas são feitas às “obras da lei”.
Paulo ensina, por exemplo, que “o homem não é salvo pelas obras da lei”(Gálatas
2:16) e que “todos aqueles que são das obras da lei estão debaixo da maldição”
(Gl.3:10).
O que Paulo queria dizer por “obras da lei”? Alguns
acharam que ele estava se referindo à obediência à Lei de D-us e concluíram,
muito apressadamente, que os cristãos não precisavam mais obedecer aos Dez Mandamentos
(além dos demais mandamentos). O MMT, contudo, aponta para um significado
totalmente diferente.
Seis cópias fragmentárias do MMT foram descobertas nas
cavernas do Mar Morto, indicando que, provavelmente, muitas outras cópias foram
feitas e distribuídas. O MMT é uma carta, com mais de 130 linhas, que tenta
convencer seus leitores a praticar as “importantes obras da lei” e, para nossa
grata surpresa, ele faz uma lista de cerca de 20 dessas práticas religiosas,
consideradas extremamente importantes pelo autor do MMT.
E é contra essas leis rabínicas que se tornaram fardos
pesados que Jesus se opõe e não à Lei de Moisés .
Mat 23:3 Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos
disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem
Mat 23:4 Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e
os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo
querem movê-los.
Mar 7:8 Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição
dos homens.
Nestes versículos acima, segundo estudiosos a palavra
hebraica usada para “obras e tradição”, é a “ takanot”, a qual se refere as
leis rabínicas.Portanto Jesus estava dizendo que era para guardar a Lei (Torah)
em si, ou a lei de Moisés, a qual eles ensinavam, mas não era para seguir o
exemplo de vida ou como vimos, “as obras da lei ou ma’assei há torá”, pois
estas obras eram pesadas de mais para serem carregadas. Jesus também diz que a
Lei (Torah), o principio da Lei (Torá) estava sendo invalidado pelo costume e
as leis rabínicas que estavam tendo o mesmo peso que a Lei (Torá).
Cabe aqui lembrar que nem toda tradição ou exemplo de
vida é ruim de se seguir, há bons exemplos, mas a questão aqui é que as
tradições não podem ter o mesmo peso que o MANDAMENTO DE D’US.(extraído do estudo Lei (Torá) e a legislação
judaica.)
E para se ter uma idéia como essas leis eram reais,
vejamos o que o Talmud declara a respeito:
"Filho meu, ordena o Talmud, atende mais às palavras
dos rabinos do que às da Lei(Torah)" [TratadoErubin, fls. 21 b].4
Pois bem, era contra estas obras da lei que Paulo está
falando, contra estas leis rabínicas que causavam peso ,nas quais este grupo da
circuncisão buscava justificação.Para este grupo havia todo um ritual criado a cerca da circuncisão, e que se deveria
somente fazer daquele jeito para que fosse valida.Paulo não está falando contra
a Lei (Torah),a Lei do Eterno.Bom, vejamos a questão de Pedro, ele está
assentado comendo com os gentios ou "arameus" no aramaico, se
referindo ao povo "sírio".Bem, Pedro está comendo, e neste momento
chega o grupo da circuncisão e Pedro temendo este grupo vai se retirando da
mesa dos gentios, e os judeus e Barnabé também se afastam dos gentios temendo
como Pedro.E está escrito que eles dissimulavam.Esta palavra no grego se refere
a um ato de hipocrisia
(hupokrisis), ou seja, pelo temor ao grupo da
circuncisão, Pedro e os judeus que alí estão começam a ser hipócritas, atuando
como atores, concordando com o grupo da circuncisão (isso por causa do medo) e declarando
essas "obras da lei" aos gentios. Seria como hoje, por exemplo, tem o
grupo que diz que somente indo em uma denominação é que se está salvo, não pode
haver grupos em casas, e então, eu estou na minha casa em um reunião e chega
esse grupo da "denominação", e eu pelo medo deste grupo acabo entrando
em concordância com eles, dizendo aos que estão em minha casa : " olha , é
assim mesmo você precisa estar em uma denominação, isso é obrigatório ",
mas eu na verdade não concordo, mas acabo assim fazendo porque tenho medo.Creio
que foi mais ou menos isso que aconteceu com Pedro e os judeus naquela ocasião.
E nisso Paulo repreende Pedro, dizendo que ele agindo
como gentio transgressor sendo hipócrita por que obrigava os gentios a viverem
nas obras da lei ( como o grupo da circuncisão).
E a cerca da circuncisão, a qual Paulo fala
bastante.Paulo está falando para este grupo que estava fazendo com que os
gentios se circuncidassem pela razão errada.Razão esta que para não serem
perseguidos e para mostrarem boa aparência na carne.
Gl 6.12,13 - Todos os que querem OSTENTAR-SE NA CARNE,
esses vos constrangem a vos circuncidardes, somente para NÃO SEREM PERSEGUIDOS
por causa da cruz de Cristo. 13 Pois nem mesmo aqueles que se deixam
circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem
na vossa carne.
Estava havendo uma perseguição devido a uma lei romana
que permitia somente algumas manifestações religiosos como o judaísmo e os
cultos romanos.E logo, aqueles que aceitavam o Messias estavam foram do
judaísmo tradicional porque aceitavam o messias e também fora do cristianismo e
assim perseguidos.E dentro deste contexto alguns se circuncidavam com a
motivação de não serem perseguidos , porque assim seriam considerados do
judaísmo tradicional. E nessas condições é que Paulo declara:
Gl 5.2-4 - Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar,
o Messias de nada vos aproveitará. 3 De novo, testifico a todo homem que SE
DEIXA circuncidar(pela razão errada) que está obrigado a guardar toda a lei.Do
Messias vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça
decaístes. É importante entendermos a palavra traduzida como
"obrigado" no verso 3.Esta palavra no grego é " opheleites"
, que significa "culpado, devedor, alguém que deve uma obrigação
moral".Portanto, Paulo está dizendo que quem se deixa circuncidar pelo
motivo errado se torna culpado e devedor diante da Lei(Torah), este tem uma
obrigação moral em cumprir toda a Lei(Torah).E isto é muito diferente do
pensamento que a maioria tem a respeito a respeito das palavras proferidas por
Paulo neste verso, como se ele não fosse a favor de alguém cumprir a Torah(Lei
do Eterno). E Paulo ainda diz que prega a circuncisão, mas dentro da motivação
correta e não como a persuasão de um grupo legalista praticante da "obras
da lei".
Gl 5.11-12 - Eu, porém, irmãos, se ainda prego a
circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo
da cruz. 12 Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia.