Verdades
sobre Jesus no seu contexto Bíblico Geral e Histórico.
Gostaria
de fazer uma breve abordagem sobre este assunto pra que compreendemos melhor os
próximos passos do estudo, pois às vezes nos textos dos evangelhos podem surgir
algumas confusões devido à falta do entendimento a seguir.
A
primeira coisa que precisamos entender é que nas Escrituras, um feriado, ou um
dia de descanso, sem obras, era considerado um sábado, ou seja, havia um sábado
semanal, (um dia de descanso semanal) mas também poderia haver um sábado no
meio da semana, que simplesmente era como um feriado. Por exemplo, na festa de
Pães Asmos, as quais estão vendo nesse estudo, a dois dias de descanso, nos
quais não se fazem obras, ou seja, seria um sábado não semanal, um dia de Santa
Convocação.
Ex:
Primeiro dia (Páscoa) e o último dia da festa de Pães Asmos.
Lv. 23: 7-8 No
primeiro dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.
Mas
por sete dias oferecereis oferta queimada ao Senhor; ao sétimo dia
haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.
Ex: Dia da Expiação é um sábado, ou seja, um dia de
descanso.
Lv. 16: 31 Será sábado de descanso solene para vós, e
afligireis as vossas almas; é estatuto perpétuo.
Portanto compreendemos que nos
episódios da crucificação e ressurreição de Jesus, haviam dois sábados sendo
relatados. Quais? Um era o sábado, ou seja, o descanso do primeiro dia da
Páscoa, e o outro era o sábado semanal. (segundo o calendário dos saduceus -
sacerdotes).
Podemos notar esta diferença no relato
em que as mulheres compram e preparam o ungüento para o corpo de Jesus. Em
Marcos diz que elas fizeram isto depois do sábado, mas em Lucas nos diz que foi
antes.
Depois do Sábado.
Mc.
16: 1 Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria,
mãe de Tiago,
e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.
Antes do Sábado.
Luc.
23: 56 Então
voltaram e prepararam especiarias e ungüentos. E no sábado repousaram, conforme
o mandamento.
Bom entendermos que poderia haver dois
sábados, ou seja, dois dias de descanso, um no meio da semana e o outro o
sábado semanal. E nesta ocasião relatada nestes versos, vemos que as mulheres
preparam o ungüento em um dia, que é depois de um sábado e antes de um sábado.
Como se explica isso?
Muito simples. Elas prepararam os
ungüentos na sexta-feira, na preparação para o sábado semanal, isto é, a quinta
foi um feriado (sábado), pois era o dia da Páscoa para os judeus, e o Sábado
Semanal era o descanso do 4º mandamento (Êxodo 20).
A sexta-feira estava entre os sábados (descanso).
E lembramos que Jesus é “crucificado”
na quarta à tarde, que segundo os relatos de João é também o dia da preparação,
ou seja, o dia seguinte seria a Páscoa, onde haveria descanso (sábado). Então
ficaria assim.
- quarta-feira – dia da preparação,
onde Jesus é crucificado fisicamente.
- quinta-feira – feriado de Páscoa,
dia de descanso, um sábado.
- sexta-feira – outro dia da
preparação, mas agora para o sábado semanal.
- sábado – descanso semanal (4º
mandamento).
Jesus sacrificado na terça, pendurado
no madeiro na quarta e ressuscitado no sábado?
Antes de entrarmos nesse tópico, para
não ficar tão confuso quanto às datas, creio que é importante haver o
entendimento de que os três dias e três noites que Jesus declara sobre a sua
morte e ressurreição, engloba não só a sua morte física no madeiro, mas também momentos
antes na Ceia da Páscoa, a qual ele celebra com seus discípulos.
E lembremos que quando Deus fala de
morte no Pentateuco (Torah), nem sempre é uma morte natural. O exemplo que
temos foi em Gênesis foi à morte do homem por comer da árvore do conhecimento
do bem e do mal. Ele não morreu imediatamente de morte natural, mas foi uma
morte espiritual. Nas Escrituras fala de morte pela transgressão, e não é
necessariamente natural.
Gn.
2: 17, mas
da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em
que dela comeres, certamente morrerás.
Ef. 2: 1 Ele vos vivificou, estando vós mortos
nos vossos delitos e pecados,
Cl.
2: 13 e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da
vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos;
Foi esta morte não natural que Jesus
expressou no jantar de Páscoa celebrada com seus discípulos.
Parece que há falhas nos escritos do
evangelho quanto à data da crucificação física e ressurreição de Jesus, pois
Ele disse que ficaria morto por três dias e três noites. Os escritos estão
corretos, a interpretação e a tradução dos textos é que mudaram o sentido dos
textos.
Mt.
12: 40, pois,
como Jonas esteve três dias e três noites no
ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites
no seio da terra.
Mc.
8: 31 Começou então a
ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem padecesse muitas coisas,
que fosse rejeitado pelos anciãos e principais sacerdotes e pelos escribas, que
fosse morto, e que depois de três dias ressurgisse.
Se Jesus foi crucificado na sexta-feira
e ressuscitou no domingo pela manhã (como alegam a teologia apresentada por
Roma) não temos três dias e três noites. Para que haja três dias, é necessário
Jesus ter morrido na terça-feira, durante o jantar da Páscoa (dia 14 segundo o
mandamento), apesar de ter sido pendurado no madeiro na quarta-feira (morte
física) considerando o dia da sua ressurreição.
Jesus
crucificado na quarta-feira à tarde (morte física).
Mt.
27: 46 Cerca
da hora nona bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli,
lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
José de Arimatéia
pede o corpo de Jesus ao entardecer da mesma quarta-feira.
Mt. 27: 57 Ao cair da tarde, veio um homem rico de Arimatéia,
chamado José, que também era discípulo de Jesus.
Os
principais sacerdotes se reuniram no dia seguinte na casa de Pilatos no caso quinta-feira.
Mt.
17: 62 - 63 No
dia seguinte, isto é, o dia depois da preparação, reuniram-se os principais
sacerdotes e os fariseus perante Pilatos, e
disseram: Senhor,
lembramo-nos de que aquele embusteiro, quando ainda vivo, afirmou: Depois de
três dias ressurgirei.
Antes
do amanhecer do Sábado Jesus ressuscitou na vigília entre 3 e 6 horas da manhã.
Mc.
16: 9 Ora, havendo Jesus ressurgido de manhã cedo no primeiro
dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
O verso acima há uma questão mal
colocada de tradução, pois o dia da ressurreição está como sendo no primeiro
dia da semana, porém no grego e na Bíblia de Lutero (1545), o primeiro dia da
semana está como sendo o Sábado.
Vou citar algumas versões do mesmo
texto e de outros para que possamos comparar as traduções. Os textos que serão
inseridos são textos em português, grego, alemão (Bíblia de Lutero 1545) e
tradução, e veremos que Jesus ressuscitou na manhã de Sábado, antes do
aparecimento do sol.
Textos
em Marcos.
Versão Almeida Revista e Atualizada
Mc.
! : 9 Ora, havendo Jesus ressurgido de manhã cedo no primeiro
dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
Versão Novo Testamento Grego: Texto
Receptus (1550/1894). SBB, 1550.
Mc.
16:9 αναστας δε πρωι πρωτη σαββατου
εφανη πρωτον μαρια τη μαγδαληνη αφ ης εκβεβληκει επτα δαιμονια
Versão Lutero, Martinho: Luther Bible
1545 Die Gantze Heilige Schrifft. SBB, 1545.
Mc. 16: 9
Jesus aber, da er auferstanden war frühe
am ersten Tage der Sabbater, erschien er am ersten der Maria Magdalena, von welcher er sieben
Teufel ausgetrieben hatte.
Tradução:
Mc.
16: 9 “Jesus, mas porque Ele se levantou muito cedo no primeiro dia do Sábado
(descanso), Ele apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha
expulsado sete demônios.”
Textos
em Mateus.
Versão Almeida Revista e Atualizada
Mt.
28: 1 No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. Versão Novo
Testamento Grego: Texto Receptus
(1550/1894). SBB, 1550.
Mt.
28 : 1 οψε δε σαββατων τη επιφωσκουση
εις μιαν σαββατων ηλθεν μαρια η μαγδαληνη και η αλλη μαρια θεωρησαι τον ταφον
Versão Lutero, Martinho: Luther Bible 1545
Die Gantze Heilige Schrifft. SBB, 1545.
Mt.
28 : 1 Am Abend aber des Sabbats,
welcher anbricht am Morgen des ersten Feiertages der Sabbate, kamMaria Magdalena und die andere Maria,
das Grab zu besehen.
Tradução:
Mt.
28 : 1 Mas na noite do sábado, que
amanhece, na manhã do feriado dos Sábados, Maria Madalena e a outra Maria foram
inspecionar o túmulo.
Textos
em Lucas.
Versão Almeida Revista e Atualizada
Lc.
24 : 1 Mas já no primeiro dia da
semana, bem de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que
tinham preparado.
Testamento Grego: Texto Receptus
(1550/1894). SBB,1550.
Lc.
24 : 1 τη δε μια των σαββατων ορθρου
βαθεος ηλθον επι το μνημα φερουσαι α ητοιμασαν αρωματα και τινες συν αυταις
Versão Lutero, Martinho: Luther Bible
1545 Die Gantze Heilige Schrifft. SBB, 1545.
Lc. 24 : 1
Aber an der Sabbate einem sehr frühe kamen sie zum Grabe und trugen die
Spezerei, die sie bereitet hatten, und etliche mit ihnen.
Tradução:
Lc.
24:1 “ mas no Sábado, vieram muito cedo ao túmulo, levando as especiarias que
tinham preparado, e algumas delas.
Textos
de João.
Versão Almeida Revista e Atualizada
Jo
20:1 No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada,
sendo ainda escuro, e viu que a pedra fora removida do sepulcro.
Testamento Grego: Texto Receptus (1550/1894).
SBB,1550.
Jo
20:1 τη δε μια των σαββατων μαρια η
μαγδαληνη ερχεται πρωι σκοτιας ετι ουσης εις το μνημειον και βλεπει τον λιθον
ηρμενον εκ του μνημειου
Versão Lutero, Martinho: Luther Bible
1545 Die Gantze Heilige Schrifft. SBB, 1545.
Jo
20:1 An der Sabbate einem kommt Maria Magdalena früh, da es noch finster
war, zum Grabe und siehet, daß der Stein vom Grabe hinweg war.
Tradução:
Jo20:1 “ Logo no início do Sábado foi Maria
Madalena, porque ainda estava escuro, até o túmulo, e viu a pedra retirada do
túmulo.”
Como vimos Jesus ressuscitou no início
do sábado pela manhã bem cedo. Então para que haja três dias completos é
preciso que Jesus tenha morrido no início da terça a noite. A referência que
Jesus fala sobre sua morte e ressurreição, engloba a noite da Ceia da Páscoa,
onde ocorre a sua morte espiritual, pois se pensarmos na sua morte somente
física, não teremos Jesus cumprindo o mandamento da morte do cordeiro na
Páscoa,pois na quarta não era nem a Páscoa celebrada por Jesus e nem pelos
demais judeus.Considerando a partir do fim da terça até ao crepúsculo do
Sábado, três dias completos.
Jesus morre no jantar do dia 14 do
primeiro mês, como assim está descrito na Lei (Torah). O dia em que o cordeiro
deveria ser imolado era no dia 14 no jantar. E Ele Cordeiro e Messias, deveria
cumprir este mandamento. E Ele cumpriu!
Ex.
!2:6-8 e o
guardareis até o décimo quarto dia deste mês; e toda a assembléia da
congregação de Israel o
matará à tardinha:7.Tomarão do
sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas em que o
comerem.8.E naquela noite comerão a
carne assada ao fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
Foi exatamente no jantar da Páscoa com seus discípulos
que Jesus deu seu corpo e o seu sangue, ali Ele morreu. Vejamos como os
evangelhos nos relatam a noite do jantar de Páscoa.
Mt.26:26,27,28 Enquanto
comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu
e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. Tomando o cálice, rendeu graças e
deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; porque este é o meu sangue, o sangue da aliança, que é
derramado por muitos para remissão de pecados.
Lc.
22:19 E
tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu
corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.20.Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice,
dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.
E após o jantar Jesus vai ao Getsêmani, lá derrama o seu
sangue, confirmando o seu sacrifício como o Cordeiro da Páscoa.
Lc.22:42-44 dizendo: Pai, se queres afasta de mim este
cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.Então lhe apareceu um
anjo do céu, que o confortava.E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o
seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão.
Obs: A abreviação SBB
inserida no estudo significa Sociedade Bíblica do Brasil.