A LEI DE TALIÃO -
"Olho por olho, dente por dente..."
1. Consideração
inicial
Ex 21.23-25 - Mas, se
houver prejuízo grave, então, darás vida por vida, 24 olho por olho, dente por dente,
mão por mão, pé por pé, 25 queimadura por queimadura, ferimento por ferimento,
golpe por golpe.
Muitos ao pensarem em
Torah, ou Lei do Eterno, quase que de uma forma automática pensam neste mandamento
de Ex 21,24 "Olho por olho e dente por dente".
Este pensamento tem
um caráter pesado, e muito agressivo, trazendo a imagem de que a Lei realmente
não pode ser vivida hoje, pois há uma imagem de algo muita "maldade"
tirar os olhos de alguém se alguém ferir meus olhos, ou matar alguém se este
matou, parece que não há amor nisto.
Mas precisamos
compreender o seu princípio, o qual é muito simples, justo e cheio de bondade.
2. Lei de Indenização
justa e com equidade
Esta Lei é conhecida
como a Lei de Talião, é uma lei de indenização , ou seja, quando houver
prejuízo, a indenização ao prejudicado deve ser justa, dentro de um julgamento
justo, e poderemos perceber nos versos seguintes que nem sempre haverá
literalmente o "dente por dente" , por exemplo, o escravo ferido no
dente e incapacitado de trabalhar, recebe a alforria, mas o dente do senhor não
é tirado .E em outros casos há a possibilidade de fiança.
Ex 21.28 -E, se com
violência fizer cair um dente do seu escravo ou da sua escrava, deixá-lo-á ir
forro pelo seu dente.
Ex 21.29,30 - Mas, se
o boi, dantes, era dado a chifrar, e o seu dono era disso conhecedor e não o prendeu,
e o boi matar homem ou mulher, o boi será apedrejado, e também será morto o seu
dono. 30 Se lhe for exigido RESGATE (fiança), dará, então, como resgate da sua
vida tudo o que lhe for exigido.
Portanto, quando está
escrito " olho por olho e dente por dente", não está estabelecendo
uma LITERALIDADE, mas é uma alegoria que expressa a justiça com equidade na
indenização, caso haja algum prejuízo.Seria como muitas vezes se ouve em certas
conversas, ou seja, em alguns diálogos em nosso dia à dia, ouvimos a expressão
“ assim como dois mais dois é igual a quatro”, esse tipo de expressão não é
literal, mas é usada para expressar uma “certeza e convicção” em relação à
algum fato.
3. Justiça e equidade
para ambos os lados envolvido
Bom, na Lei de Talião
não há rigor demais e nem de menos, mas há equidade na indenização, para que ambos
envolvidos recebam a justiça no caso, para que aquele quem causou o dano não
receba grande rigor na pena e seja apenas visto com extrema maldade, mas
indenize dentro de um julgamento justo.
Geralmente, a justiça
própria do homem não consegue julgar com equidade, mas olha somente com rigor para
quem causou o dano, e estabelece uma sentença RIGOROSA SEM MISERICÓRDIA.
Por exemplo, quando
vemos a notícia de algum assassinato, automaticamente desejamos que tal "assassino"
também morra e da pior maneira possível, mas não buscamos julgar com equidade o
caso, e saber o que estava por traz do ato de tal pessoa.
Dentro da Lei de
Talião, tal pessoa deverá pagar sim por seu ato, e prover uma indenização ao
prejudicado, mas isto dentro de uma justiça com equidade, e não dentro da
justiça própria do homem.
Portanto, a Lei de
Talião estabelece os limites do julgamento em caso de indenizações.
4. Justiça cega e sem
duas medidas na Balança.
E no estabelecimento
da indenização, não pode haver piedade, no sentido de favorecer alguém levando
em consideração o grau de amizade ou parentesco da pessoa que causou o dano. É
preciso estar como que cego para não ver a pessoa que está como réu. Também
vemos esta imagem da Justiça comumente representada em uma mulher com os olhos
vendados e com uma balança nas mãos, e nesta balança não pode haver dois pesos e
nem duas medidas, mas deve haver EQUIDADE.
Prov 20:10 Dois pesos e duas medidas, uns e outras são abomináveis
ao Senhor.
5. Jesus e a Lei de
Talião
Jesus em certa
ocasião ao falar da Lei (Torá) , Ele fala também sobre esta Lei de Talião.
Vejamos:
Mt 5.38 -42 -Ouvistes
que foi dito: Olho por olho, dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo: não
resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe
também a outra; 40 e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica,
deixa-lhe também a capa. 41 Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele
duas. 42 Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe
emprestes.
E no relato de Lucas
há alguns acréscimos que nos ajudam a compreender melhor as palavras de Jesus, ou
melhor, nos faz perceber com mais clareza a sua compreensão a cerca deste mandamento,
o qual não deixou de existir.
Lc 6.27-31 -
Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o
bem aos que vos odeiam; 28 bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos
caluniam. 29 Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e, ao que
tirar a tua capa, deixa-o levar também a túnica; 30 dá a todo o que te pede; e,
se alguém levar o que é teu, não entres em demanda. 31 Como quereis que os
homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.
6. Lei de Talião ou
tradição oral.
Bom, o primeiro ponto
importante a se compreender nas palavras de Jesus, é que dentro do contexto hebraico
e judaico, Ele estava falando da “compreensão”, ou seja, como os antigos
disseram como se deveria caminhar neste mandamento, e isto também pode ser
considerado como uma “tradição oral” a cerca da Lei de Talião (olho por olho e
dente por dente). Repare que Jesus diz: “Ouvistes que foi DITO:...”, ou seja, Jesus
não está falando do mandamento ESCRITO, mas está falando daquilo que foi
FALADO, e isto indica a tradição oral transmitida pelo antigos a cerca do
mandamento.
Então, Jesus diz: “Eu,
porém, vos DIGO”, e ao fazer isto, Ele está trazendo uma nova compreensão, adequando
o mandamento à situação dos discípulos, colocando dentro de uma sociedade
regida pelo império romano, onde haviam soldados que maltratavam.
7. Lei de Talião e a
vingança
Portanto, Jesus não
está mudando ou anulando o mandamento, mas contextualizando. Os antigos trouxeram
este mandamento colocando-o dentro de um contexto de vingança, ou seja, “quando
alguém te fizer mal, faça da mesma forma”, e infelizmente este é o pensamento
que a maioria ainda possui ao ler “ olho por olho e dente por dente”.
Bom, tudo indica que
realmente estava havendo vingança por parte dos judeus em relação aos soldados romanos
que os maltratavam., pois eram os soldados que batiam na face, e forçavam a
caminhar e a carregar coisas. Jesus declara que não era para usar a Lei “olho
por olho e dente por dente” como desculpa para ser vingativo, pois a vingança é
injusta, é maquinada, é feita as escondidas. A vingança é feita pelas costas.
E por isto Jesus diz:
“Ao que te bate numa
face, oferece-lhe também a outra; e, ao que tirar a tua capa, deixa-o levar
também a túnica; 30 dá a todo o que te pede; e, se alguém levar o que é teu,
não entres em demanda. 31 Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o
vós também a eles.”
Creio que Jesus está
trazendo a ação para a luz, ou seja, não aja pelas costas, quando alguém te
ferir a face não vire as costas, não seja passivo, mas ofereça a outra, ou
seja, aja pela frente, e não segundo a sua própria justiça e sabedoria.
Outro ponto que
entendo, é que o conteúdo do ensinamento de Jesus está nos alertando para não
sermos vingativos negando ajuda àquele que nos maltratou (no contexto deles, os
soldados romanos).
Vejamos um exemplo : “Se
quem me fez mal está caído no chão precisando de ajuda, não devo atravessar a
rua, mas ajudar a quem precisa, mesmo que este seja aquele quem me fez mal.Não
sejamos vingativo”
E isto está dentro
daquilo que Paulo também disse a carta aos Romanos:
Rm 12.17-21 - Não
torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os
homens;18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;19
não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira(do Eterno); porque
está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor
. 20 Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver
sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a
sua cabeça.21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
8. Princípio e trazido
por Jesus
Este é o princípio trazido
por Jesus a respeito da Lei de Talião :
Mt 5.42 – Dá a quem
te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.
Lc 6.31 - Como
quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.
NÃO SEJA VINGATIVO !
9. Consideração final
Bom, percebemos que a
Lei de Talião, é uma Lei que expressa o caráter Justo do Eterno, e que sua
Justiça é feita com Equidade, e não dentro de um rigor punitivo. Esta é a maneira
que o Eterno nos julga, Ele age com equidade em nossas vidas, Ele não vê apenas
os atos, ele vê as intenções, as motivações e aquilo que conduziu a tal ação.
A Lei de Talião não
deve ser vista como algo ruim e pesado, mas a expressão “olho por olho e dente
por dente” , é uma alegoria que expressa a justa indenização, beneficiando os
envolvidos, tanto quem causou o dano, quanto o prejudicado.
A Lei de Talião não
deve ser vista como VINGANÇA.
A Lei de Talião está
sobre a base do exercício da Lei, a qual é:
Tzedakah (justiça–equidade)
e Mishpat (direito), exercidos sobre a Chessed (bondade) e Emet (Verdade).
Que possamos viver
este mandamento, não sendo vingativo e restituindo COM EQUIDADE ( TZEDAKAH) os
danos Àqueles a que prejudicamos.
Mas se faz importante
compreendermos a Equidade na indenização, pois podemos cair no extremo, achando
que agora precisamos restituir tudo, fazer tudo, ser “bonzinho” e dar tudo o
que temos, tanto emocionalmente quanto materialmente, para assim compensar uma
culpa interna.
A INDENIZAÇÃO E RESTITUIÇÃO É FEITA COM EQUIDADE, e não com
a motivação de compensar uma culpa interna por ter causado dano à alguém.