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sábado, 30 de maio de 2015

A Lei do Pecado e a Lei do Espírito


Este é um texto que confunde a muitos quanto a Lei do Eterno.Muitos entendem que Paulo está tratando somente da Lei dada no Sinai, será?
Os dois primeiros versículos falam de 2 leis: a lei do Espirito que é para vida a lei do pecado que é para morte.
Rm. 8:2  Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
A Lei do pecado a uma legislação do pecado, ou seja, o pecado dizia o que fazer e como se conduzir e assim obedecíamos a essa lei, mas agora a Lei do Espírito nos isentou da lei do pecado. No Messias o Espírito diz o que deve ser feito, em Jesus andamos na Lei do Espírito e não mais na Lei do pecado.
A palavra “carne” nesse texto é “sarx” e se refere ao desejo de pecar. Portanto, não andamos mais segundo o nosso desejo de pecar.
E como veremos mais a frente neste livro, o pecado é “chata” em hebraico que tem o sentido de errar o alvo ou objetivo, ou seja, é um desvio da Lei, pois Lei (Torah) é acertar o alvo. Bom, é algo lógico, a lei do pecado é a transgressão da Lei (Torah), enquanto a Lei do Espírito é a obediência a Lei (torah).
No verso 3 nos fala da Lei, dos mandamentos da Lei, do código legal de Deus revelado no Sinai.
Rm. 8:3  Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
Esta lei estava enferma. Enferma quer dizer que ela estava debilitada, incapacitada de cumprir sua função na vida do homem, e isto devido a lei do pecado (desobediência/transgressão) que habita na carne do homem, não porque a Lei é incapaz ou imperfeita, porque Deus não faz nada imperfeitamente. O homem não podia cumprir totalmente a justiça da Lei, pois andava em seu desejo pecaminoso, ele era conduzido pela lei do pecado ( não na Lei do Eterno que é Espírito de vida). E nisto, então, o Pai enviou seu Filho em humanidade, e por não ter cedido a lei da carne, por não ter cedido ao desejo de pecar, e por não ter nada transgredido a Lei do seu Pai, então condenou o pecado, venceu a transgressão da Lei. Jesus condenou pelo fato de ter vencido a natureza caída e não ter pecado, e isto anulou o poder do pecado sobre o homem.
É interessante nota em Isaías 53, que Jesus levou sobre si nossas enfermidades, ou seja, esta enfermidade da carne, do desejo de pecar, da natureza pecaminosa, a natureza desobediente a Lei do Eterno. Toda esta enfermidade da desobediência que tornou o homem debilitado fazendo assim com que a Lei de Deus não exercesse bem sua função, esta enfermidade foi removida pelo Filho. O Filho foi moído pelas nossas iniqüidades, e iniqüidade no seu contexto original significa ausência da Lei, transgressão da Lei. Portanto, Jesus levou sobre si o castigo do não cumprimento da Lei, fazendo assim com que a justiça da Lei se cumprisse em nós, os que não andam segundo o desejo de pecar, mas segundo o desejo de viver.
  
 Is. 56:4-6   Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5.Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6.Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

De modo algum a Lei está sendo removida, mas está sendo reabilitada, sarada de toda enfermidade.
Paulo não se contradiz, pois no capítulo anterior no verso 12, ele fala que a lei é boa, e  o mandamento, santo, justo e bom.
Todos os capítulos anteriores de Romanos, Paulo esta voltado para a natureza pecaminosa do homem, o pecado que habita na carne do homem, isto sim que é mal, e que faz a Lei de Deus parecer mal é algo obvio, se eu sou uma pessoa que gosto de velocidade, que gosta de andar de carro em alta velocidade, é lógico que a lei de trânsito que estabelece a velocidade permitida nas ruas ou nas estrada, esta lei não será do meu agrado, parecerá mal aos meus olhos.
Vejamos que Paulo em Rm 7:10 diz que “ o mandamento que era para Vida, Achei eu que era para a morte” . Porque como ele diz no verso 7, a Lei mostra o pecado, a lei faz conhecer o pecado que há em mim. Eu não conheceria a cobiça, se a Lei não me dissesse “não cobiçaras”. Então, este pecado fez com que ele achasse que esse mandamento bom do Senhor fosse mal.

Rm 7:10-12   E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte.
11.Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.
12.E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
Paulo também fala em Rm. 7:22,23 que seu homem interior tem prazer na lei de Deus, mas há uma outra lei, a qual não é a lei do Eterno, que habita no seu corpo e prende ao pecado. E esta lei dificulta o comprimento da lei do Senhor. Paulo continua no verso 24 indagando quem o poderia livrar desta lei do pecado (corpo desta morte)? Ele responde, dizendo que Jesus assim o poderia.
Então, continuamos com o capítulo 8 entendendo um pouco mais do que Paulo está se referindo, ou seja, o andar na carne é um andar fora da lei do Senhor (Rm.8:7), que o andar na carne é morte, pois o salário do pecado é a morte, em contra partida o andar no Espírito é vida e paz. E como sabemos, em Lv.18:5, o Senhor diz que o homem viverá ao cumprir seus mandamentos.
Paulo está relacionando o andar na carne e no espírito com aquilo em que ele fala em Gálatas 5.

Gl.5:16-24   Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
17.Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
18.Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.19.Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,20.Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,21.Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
22.Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23.Contra estas coisas não há lei.
24.E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Podemos entender que Paulo diz que aqueles que são guiados pelo Espírito não estão debaixo da lei, mas que lei ele detalha no verso seguinte? A lei da carne , ou seja, a lei do pecado, que são: prostituição,lascívia, e assim por diante. Ele segue falando de outra lei, daqueles que andam no Espírito, e por fim ele diz que contra essas coisas não há lei. E por que ele diz isso? É simples, porque não há nada na lei do Senhor que seja contra alegria, paz, amor, pelo contrario, a Lei são estas coisas.
Paulo, no verso 4, falaa que os filhos de Deus,aqueles que são participantes da natureza de Deus, isto é aqueles que não participam da natureza do pecado e não estão mais debaixo da lei do pecado, e que morreram com Cristo e foram vivificados juntamente com Ele, estes são guiados pelo Espírito. Estes são guiados em toda a verdade, segundo o relato de Jo 16:13, e por conseqüência se tornam filhos, pois como filhos, os filhos participam da mesma natureza do Pai.
O texto segue com Paulo falando de um padecer com Cristo e uma glorificação com Ele (Rm. 8:17). Paulo também fala sobre as aflições deste mundo, as quais se comparam com a gloria que há de ser revelada em nós e para nós. (Rm 8.18).
Podemos notar que o padecer com Cristo significa as aflições do presente, enquanto a glorificação com Cristo indica a gloria revelada futuramente. Aqui, vemos que Paulo começa a entrar em uma questão de tempo, pois ele fala “neste tempo presente” isto mostra que há um tempo futuro em que algo mais perfeito será revelado.
Percebe-se, que uma palavra bastante usada nos versos que se segue é a “esperança”, e esta palavra indica futuro
È esperado a manifestação e a liberdade da glória dos filhos de Deus. Vimos a pouco que os filhos de Deus são guiados pelo Espírito e dentro da Lei do Espírito, gerando frutos que são do Espírito, os quais a Lei é a favor não contra. E a natureza de Deus é revelada nestes filhos, e não vivem mais a natureza da carne pecaminosa.
Mas o texto dá a entender que estamos padecendo com Cristo e que o ainda corpo sofre com o pecado.e há uma esperança de que o corpo ainda não padeça mais com o pecado. E a criação e nós segundo Paulo, gememos esperando a redenção do corpo, isto é, o resgate completo do corpo mortal. E então a salvação será completa, pois o verso 24 nos diz que em esperança somos salvos, e que esperamos o que não vemos, ou seja, ainda não somos salvos completamente, falta a redenção do nosso corpo, falta a glorificação do nosso corpo. Da mesma forma que Jesus teve seu corpo glorificado.
Mas sobre toda esta questão, temos um ajudador, um consolador, que segundo o sentido desta palavra é alguém que chama para o lado. Sendo assim o Espírito chama para o lado e nos ajuda a orarmos de acordo com a vontade de Deus e este mesmo Espírito intercede por nós com suspiros que não se expressam em palavras. É ele que se ajunta a nós em intercessão e Jesus que examina os corações e sabe qual a intenção do Espírito, isto é, sabe que os gemidos do Espírito quer dizer, e desta forma ele intercede ao Pai e segundo a vontade do Pai pelos santos.
E todas estas coisas sofridas na carne, cooperam para o nosso bem, pois nos aperfeiçoam até chegarmos a imagem do Filho perfeito (Jesus), o primogênito dentre muitos. E assim chegaremos a glorificação como foi com o Primogênito.
Precisamos entender que o corpo em si não é ruim, mas sim o pecado que nele habita, e que a glorificação do corpo diz respeito completo a saída completa da natureza pecaminosa. Jesus após sua morte permaneceu com o seu corpo, até porque Tomé pode ver suas chagas, mas a questão é que esse corpo estava glorificado e não mais com o desejo de pecar, ou seja, a natureza caída de Adão.
Ainda sofremos com a corrupção da carne, ainda o pecado sempre se apresenta diante de nós como disse Davi (Sl.51:3), porém, como está escrito em 1 Co.15:42;50, teremos um corpo incorruptível no reino vindouro do Eterno.
Então, de tudo isso que Paulo falou neste capítulo 8, podemos perceber que ele, a criação e nós gememos pelo dia em que esse corpo não sofrera mais co a lei do pecado, da desobediência e a transgressão da Lei de Deus, mas será transformado em glória para habitar em um Reino incorruptível (Fp.3:20;21). E para este tempo presente de aflições temos o Consolado, a saber, o Espírito que geme conosco e transmite esta intercessão a Jesus que por sua vez intercede pelos santos segundo a vontade do Pai.
Fp. 3:20;21    Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
21.Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.